Vereadora Maria Leticia quer Biomédicos nos concursos da FEAES e Prefeitura de Curitiba



O aproveitamento adequado da competência dos profissionais de biomedicina é uma das justificativas da Indicação de Sugestão ao Executivo (201.00322.2017) protocolada pela vereadora Maria Leticia Fagundes (PV).  Ela solicita estudos para que sejam ofertadas vagas de biomédicos nos futuros Processos Seletivos da  Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - FEAES e da Secretaria da Saúde do Município de Curitiba.

“A Biomedicina tem como grande área de atuação o apoio operacional ao diagnóstico, além da pesquisa e ensino”, destaca a parlamentar que é presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba.

No documento, Maria Leticia também explica algumas atribuições do biomédico e as contribuições da profissão para capital paranaense. Para ela, a  contratação de biomédicos pode auxiliar nos serviços do Laboratório Municipal de Curitiba, e outros serviços de atendimento.

"O profissional está apto a fazer exames de análises clínicas, auxiliar nos diagnósticos por imagem, trabalhar nos bancos de sangue, normalmente, atuando em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos”, diz a vereadora no texto da Indicação.

O estado do Paraná já conta com vinte faculdades reconhecidas pelo MEC, sendo que somente em Curitiba existem sete faculdades, sendo elas a Universidade Positivo -UP, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Faculdade Pequeno Príncipe, Unibrasil, Uniandrade e Unisesumar.

Foto: Chico Camargo CMC