Vereadora Maria Leticia debate o tema "Mulher no Processo Eleitoral"



Mulher no Processo Eleitoral" foi o tema debatido pela vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) durante evento "Mulher e Poder", realizado nesta quarta-feira (18), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná - TRE PR.

A vereadora que integra a maior bancada feminina da história da Câmara Municipal de Curitiba, destacou a pouca visibilidade da mulher na política. "A questão é a invisibilidade que sofremos, ainda mais com as atuais restrições de campanhas, que dificultam ainda mais o processo", opinou.  Após a observação, Maria Leticia criticou a avaliação estética pela qual, obrigatoriamente, as mulheres passam após ingressarem nos espaços de poder.

Ela comentou sobre o comportamento das pessoas que apontam as características físicas das mulheres, com objetivo de enfraquecer aquelas que se encorajam na política. De acordo com Maria Leticia, elas são julgadas pelo peso, corte de cabelo e até mesmo forma de andar. "Por conta disso, muitas mulheres se afastam do processo eleitoral", pontuou. "Meu desejo é que as mulheres dominem os partidos políticos", reforçou.

O debate foi mediado pela desembargadora Joeli Machado Camargo (TJ-PR), com a participação da advogada Carla Karpstein (OAB-PR), pela professora Eneida Desiree Salgado (UFPR-PR), Elislaine da Silva (Presidente da Câmara Municipal de Santa Fé - PR), Lourdes Banach ( Prefeita do Município de Ortigueira -PR).

Pela manhã, Maria Leticia participou da abertura do evento, oportunidade em que concedeu entrevistas e se posicionou pela igualdade de gêneros na política, ensinamento que deve começar na infância, nas escolas. Leia aqui.