Foto: CMC

Vereadora Maria Leticia Fagundes

TITULAR DAS COMISSÕES:

- Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública

- Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte

- Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba

- Frente Parlamentar de Defesa das Pessoas Vítimas de Violência

BIOGRAFIA:

Maria Leticia Fagundes é a primeira mulher eleita pelo Partido Verde na Câmara Municipal de Curitiba. É médica formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (Fempar) e pós-graduada pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FMRP-USP). Na especialidade de ginecologia, atua na área de vídeolaparoscopia e vídeo-histeroscopia. É médica legista de carreira no Instituto Médico Legal do Paraná, onde faz frente aos direitos das mulheres no atendimento às vítimas de violência doméstica. É integrante da Câmara Técnica de Medicina Legal do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

É a única médica entre os 38 vereadores e compõe a maior bancada feminina da história da Câmara de Curitiba. Saúde e segurança são as causas mobilizadores do primeiro mandato como vereadora e dentro desse contexto prioriza o enfrentamento à violência contra a mulher, com um olhar específico para seus direitos e de seus filhos.

É fundadora da MaisMarias, organização que surgiu a partir da Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres, da Associação dos Médicos Legistas do Paraná. Com o compromisso de informar a sociedade sobre a Lei Maria da Penha, realizou dezenas de palestras em comunidades de vários bairros de Curitiba, Região Metropolitana e interior do Paraná. Triatleta e corredora de rua, Maria Leticia Fagundes também é idealizadora da Corrida e Caminhada MaisMarias contra a Violência, que reúne anualmente centenas de apoiadores da causa.


Saiba mais:

Nascida em Guaratuba, no litoral do Paraná, é filha de professores e veio para Curitiba para estudar aos 14 anos. Escolheu a medicina como missão e desde então fez de Curitiba sua cidade, confira no vídeo:

Por que ser médica e trabalhar no Instituto Médico Legal?

Antes de estudar medicina na Faculdade Evangélica do Paraná, Maria Leticia estudou dois anos de Direito influenciada pela sua irmã. Ao mudar para a medicina uniu as duas paixões e buscou a medicina legal para conseguir ajudar a sociedade e a saúde pública de forma mais efetiva. Desta vivência no IML, surgiu uma das grandes bandeiras da doutora, a ONG MaisMarias, que desde 2012 combate a violência doméstica e contra a mulher.

De médica à vereadora de Curitiba

Como vereadora de nossa cidade, Maria Leticia Fagundes pretende ser a mudança e a renovação na Câmara Municipal. Como médica legista, quer fazer a diferença na saúde e na segurança de Curitiba.

Veja o vídeo e ajude a mudar nossa cidade: